sexta-feira, 27 de julho de 2012

Batman

Batman surgiu na revista Detective Comics - 27, em maio de 1939, durante a chamada “Era de Ouro dos Quadrinhos” e foi criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger, embora apenas Kane receba oficialmente os créditos. Todavia, sua primeira aparição, alguns acreditam, ter sido em desenhos de Frank Foster em 1932.

Foram três as fontes de inspiração para a criação do herói:

• O “Ornitóptero” – um máquina voadora criada por Leonardo Da Vinci.

• O filme “The Bat Whispers” de 1930 (Para aterrorizar suas vítimas, o malfeitor usa um bat-sinal para avisar sua presença).

• O filme “A Marca do Zorro” de 1920.


A primeira idéia esboçada por Kane não o agradou, Era o Birdman (Homem-Pássaro). Tanto o capuz com orelhas pontiagudas, assim como a capa foram sugestões de Bill Finger (que também criou outros elementos do universo do morcego, tais como Robin, a Cidade de Gotham, a Batcaverna, o Batsinal, o Batmóvel e personagens como a Mulher Gato, Charada e Duas-Caras, entre outras coisas).


De acordo com a edição 11 da coleção “100 respostas” da Revista Mundo Estranho, o nome Bruce Wayne também seria uma criação de Bill Finger. Ele teria se inspirado em dois personagens históricos:

• Robert “The Bruce” – rei da Escócia que em 1314 derrotou Edward II, rei da Inglaterra.

• Antohony Wayne – um herói da guerra revolucionária dos EUA.

Batman não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas a habilidades físicas e intelectuais, tecnologia e dinheiro. Sua identidade secreta é Bruce Wayne, empresário, playboy e filantropo bilionário.

A grande marca da fase inicial do Batman era a violência. Kane e Finger criaram um vigilante violento e sombrio que se necessário matava seus inimigos a sangue frio e até usava armas de fogo de vez em quando.

Origem

Aos oito anos de idade testemunhou o assassinato de seus pais (Dr. Thomas Wayne e sua mulher Martha) por Joe Chill quando voltavam para casa depois de assistir a um filme no cinema (anos depois convencionou-se que eles estavam assistindo ao filme do Zorro).


Bruce jurou vingar-se. Viajou pelo mundo com o objetivo de se preparar para combater o crime em sua cidade. O trauma de ver seus pais mortos com tiros de revólver lhe deu aversão a armas de fogo, por isso treinou seu físico e intelecto, estudou diversas áreas do conhecimento que poderiam ajudá-lo em sua busca, incluindo química, criminologia, artes marciais e ginástica, técnicas de combate e de relaxamento, habilidades teatrais como disfarces, escapismo e ventriloquia.

Tantas habilidades fizeram do mesmo o maior detetive do planeta, porém faltava algo: um disfarse. Sabendo que os criminosos são supersticiosos e covardes, Bruce Wayne pensou que seu disfarce deveria ser algo assustador. Enquanto pensava sobre isso, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se tornar o Batman.

Em Detective Comics – 38 (abril de 1940), Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após seus pais, os Graysons Voadores, serem assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick tornou-se o primeiro Robin. No mesmo ano, Batman tornou-se um dos membros fundadores da Sociedade da Justiça da América.

Durante os anos 40 Kane e Finger passaram a definir melhor o universo do morcego. A cidade em que se passavam as histórias, por exemplo, ganhou o nome de Gotham City. Por sua vez em Detective comics - 48 temos a primeira referência direta a Mansão Wayne, assim como o aparecimento do batmóvel.

O mordomo Alfred Original era gorducho, porém quando estreou o seriado do Batman para cinema em 1943, o ator que fazia o Alfred (Willian Austin) era magro e essa característica foi incorporada nos quadrinhos. Também foi no cinema que nasceu a batcaverna.

Essa é a origem oficial do herói durante a Era de Ouro dos quadrinhos que durou até meados da década de 1950, quando tem início a Era de Prata (1950 – 1970). Nessa nova Era, elementos novos foram adicionados à essa origem do personagem. Não descartando a versão anterior do herói, convencionou-se que o mesmo vivia na Terra – 2 (uma realidade alternativa), enquanto o novo Batman vivia na Terra -1.

Reformulações das Eras de Prata e de Bronze

O Batman da Era de Ouro fez parceria e se casou com a regenerada Mulher-Gato, teve uma filha com a mesma (Helena Wayne – que foi treinada por Robin e se tornou a Caçadora) e se tornou comissário de polícia em Gotham City, após a aposentadoria do Comissário Gordon. Esse Batman morreu ao lutar contra o criminoso Bill Jensen que ganhou poderes de um feiticeiro chamado Frederic Vaux.


Após a “Crise nas Infinitas Terras”, essa versão do Batman, bem como toda a memória de sua existência, foi apagada.

O Batman da Era de Prata também testemunhou, aos oito anos, o assassinato de seus pais por Joe Chill, sendo então criado por seu mordomo Alfred (e não por um tio, como acontecera na Era de Ouro). No começo de seu treinamento, Bruce vestiu uma fantasia similar à do futuro Robin, recebendo, anonimamente, treinamento de um policial de Gotham.

Ele também conheceu o jovem Superboy , frequentou a faculdade com o propósito de estudar criminologia e cursos relacionados às leis. Depois de se formar, enquanto pensava sozinho, decide adotar a identidade de Batman ao ver um morcego voar por sua janela.

Algum tempo depois de começar sua carreira como combatente do crime, Bruce adotou o órfão Dick Grayson, treinando o mesmo como seu parceiro, Robin.

Em Detective Comics - 235 (Setembro de 1956), Batman descobriu que o assassinato de seus pais não foi um acidente, mas uma "encomenda" do gângster Lew Moxon. O pai de Bruce usou uma fantasia de morcego para um baile a fantasia, no qual pegou Moxon. Jurando vingança, Moxon contratou Joe Chill para arrumar um assalto que resultasse na morte dos Wayne.

Bárbara Gordon torna-se a Batgirl, passando a combater o crime ao lado da dupla dinâmica e namorando o Robin.

Em 1969, Dick Grayson foi para a faculdade e Bruce mudou-se da Mansão Wayne para a cobertura do prédio da Fundação Wayne, com a intenção de ficar mais próximo da cidade e dos criminosos. Bruce passou a década de 1970 e o começo da década de 1980 trabalhando sozinho. As histórias de Batman também se tornaram mais sombrias e macabras durante esse período, com o mesmo lidando com crimes cada vez mais violentos (é a partir desse momento que tem início a Era de Bronze dos quadrinhos, indo até a “Crise nas infinitas Terras” em 1985).

Em meados dos anos 70, vários outros escritores continuaram trabalhando com o Batman e a mitologia do personagem também foi ampliada com a introdução do Beco do Crime (o local em que Thomas e Martha Wayne foram assassinados) e da Dr. Leslie Thompkins, uma médica que prestou assistência ao jovem Bruce, sendo a primeira pessoa a encontrar o mesmo ao lado dos corpos dos seus pais. Também foi introduzido o Asilo de Arkhan e ainda o empresário Lucius Fox,o principal executivo das empresas Wayne.


No começo dos anos 1980, Bruce Wayne adotou um novo parceiro, após Dick Grayson decidir por começar uma carreira como um novo super-herói, o Asa Noturna. Bruce adotou um jovem, Jason Todd, que tinha uma história muito parecida com a de Dick: era acrobata de um circo cuja família foi morta por um assassino. Jason, então, tornou-se o segundo Robin.

Era Moderna e "Pós-Crise”

Bruce Wayne decide se tornar o Batman pelos mesmos motivos das Eras anteriores, mas agora ele é inspirado também em um acontecimento quando era criança, antes de seus pais morrerem, quando caiu em um buraco nos jardins da Mansão Wayne e se assustou com centenas de morcegos que voaram assustados por sua presença. Sob juramento, Bruce Wayne jamais mataria um homem, usando-se apenas de seu intelecto, perícia investigativa e físico preparado para levar os criminosos às autoridades.

Em “Batman ano um” temos uma história que mostrava o primeiro ano de ação do Batman, entre janeiro e dezembro, na qual Bruce Wayne aos 25 anos volta a Gotham City disposto a combater o crime, embora não saiba ainda como fazer isso.

Na Era moderna, a versão de Jason Todd não era filho de circenses, e sim de uma mulher que praticava medicina de forma ilegal e de um capanga da máfia. Foi recrutado pelo Batman ao mostrar atitude, tentando roubar os pneus do Batmóvel. Logo seria treinado para suceder Robin, mas era instável demais, inconsequente e acabou morrendo nas mãos do Coringa na série "Morte em Família".


A Caçadora da Era moderna é Helena Janice Bertinelli que foi a última sobrevivente do ataque à família Bertinelli. Planejando seguir carreira como uma justiceira, logo entrou em uma faculdade onde estudou a máfia. Quando se formou, voltou à Gotham para se tornar a Caçadora.

Batman abandonou a Liga da Justiça para formar sua própria equipe, os Renegados, e passaria por momentos ainda mais difíceis. “A Piada Mortal”, a clássica graphic novel de 1988, apresentou outra tragédia que marcaria definitivamente a vida morcego. Além de apresentar a origem do Coringa, a história tem a cena impactante do vilão acertando um tiro em Barbara Gordon que a deixou definitivamente paralítica.


Batman se encontra pela primeira vez com Liga dos Assassinos, Lady Shiva e Talia Head, uma mercenária com quem tem um caso de amor. Depois, conhece o pai dela: Ra’s Al Ghul.


Batman conhece o jovem Tim drake, que descobre sua identidade, passando a ajudá-lo com suporte de informática. Também conhece Harold, um gênio mecânico mudo que passa a ajudá-lo na batcaverna como suporte tecnológico. A mãe de Tim Drake é assassinada e, após muita relutância de Batman, o jovem torna-se o terceiro Robin.

Bárbara Gordon, paralítica, torna-se a Oráculo, especialista em informática que nutre o homem-morcego e a Liga da Justiça com informações. Batman ocasionalmente disfarça-se de Fósforos Malone (um bandido vulgar, já falecido, que certa vez atuou como espião para o Batman) para se infiltrar em bandos criminosos.


Na saga “A Queda do Morcego” Bane liberta todos os prisioneiros do Asilo de Arkham para cansar Batman e derrotá-lo. O Coringa e o Espantalho seqüestram o prefeito Armand Karol. Tomado pelo cansaço, Batman é derrotado por Bane e em uma cena dramática, Batman teve a espinha quebrada pelo vilão, ficando paralítico. Como sucessor, escolheu Azrael. Ele era, na verdade, Jean Paul Valley, um jovem programado desde a infância com comandos destrutivos. Valley trocou o uniforme tradicional de Batman por uma armadura com garras afiadas, derrotou Bane, e enlouqueceu.


Paralelamente, Bruce Wayne se recuperava e preparava o inevitável retorno no qual confrontou seu sucessor. A Dra. Kilsonving consegue curar Bruce Wayne. Para voltar à velha forma, ele se submete a um treinamento com Lady Shiva. Depois, retorna a Gotham, volta a ser o Batman e detém Jean-Paul Valley.

Porém, Wayne decide se afastar novamente de Gotham por alguns meses, deixando Dick Greyson como Batman. Bruce Wayne volta a Gotham de novo e passa a usar um uniforme totalmente preto.


Ra’s Al Ghul, libera uma variante do vírus Ebola em Gotham na série “Contágio”, reduzindo a cidade à quase metade de sua população.

Gotham sofre um violento terremoto. A ONU dissolve, oficialmente, a Liga da Justiça e a proíbe de agir. Na série “Terra de Ninguém “ o Governo dos EUA decide extinguir Gotham. A cidade deixa de ser território dos Estados Unidos, todos os acessos são destruídos, mas uma parcela da população permanece, o que a transforma em uma Terra de Ninguém. Para conter a situação, Batman forma o Batsquad, com Robin, Asa Noturna, Azrael, Oráculo e a nova Batgirl (Cassandra Cain).


Batman participa da nova Liga da Justiça: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash (Wally West), Lanterna Verde (Kyle Rider), Aquaman e Caçador de Marte. Há um envolvimento amoroso entre Batman e Mulher-Maravilha. A nova abordagem afirmava a posição de Batman como a mente mais versátil do planeta, capaz de derrotar qualquer vilão e até mesmo seus colegas de equipe. Na história “Torre de Babel”, escrita por Mark Waid, R´as Al Ghul derrota a Liga da Justiça usando os planos que Batman mantinha em segredo contra cada super-herói.


Desse contexto em diante vários eventos passam e ser determinantes na cronologia do personagem, dentre os quais:

• Batman deixa de utilizar a roupa totalmente preta e volta a usar seu uniforme original (com o morcego sem a elipse amarela). Gotham é recuperada e reconstruída por Lex Luthor.

• Tommy Elliot, amigo de infância de Bruce Wayne, torna-se o vilão Silêncio. Batman e Mulher-Gato engatam um romance, inclusive, com ele revelando sua identidade para ela.

• Charada descobriu sua identidade e a vendeu a Elliot. Silêncio mata Harold, mas consegue escapar.

• O Capuz Vermelho assume o controle sobre diversas gangues em Gotham City e começa uma guerra contra o império de Máscara Negra. É revelado que ele é Jason Todd (segundo Robin). Ele fora revivido ao ser mergulhado num Poço de Lázaro utilizado por Ra's Al Ghul, o pai de Talia. Seguindo o conselho de Talia, Jason começa a planejar a vingança de sua morte, e se prepara para enfrentar o Batman, viajando por todo o mundo no mesmo caminho de treinamentos como seu mentor. Ele usa métodos reprovados pelo morcego e, tempos depois, se torna o Red Robin.


• Jason Todd volta a agir como o Capuz Vermelho e Tim Drake se torna o novo Red Robin.

• Talia Head reaparece, resgatando elementos da saga “O Filho do Demônio”, e apresenta Batman a seu filho, Damian Wayne. O menino é furioso e um lutador absolutamente talentoso.

• Anteriormente conhecida como Salteadora, Stephanie Brown  que por pouco tempo já assumiu o manto de robin, ficou como a nova batgirl no lugar de cassandra cain.

• Ná série “Batman R.I.P.” a organização criminosa Luva Negra tem uma trama complexa para derrotar o Batman, utilizando a ex-modelo Jezebel Jet para se aproximar de Bruce Wayne, seduzi-lo e destruí-lo. Batman é testado até o limite pelo Dr. Hurt, mas vence.

• Numa batalha da Liga da Justiça contra o vilão cósmico Darkseid, em “Crise final”, Batman é aparentemente morto, mas na verdade, sua consciência foi transferida para um limbo temporal e o corpo encontrado é de um dos clones criados por Darkseid com objetivo de criar um exército. Bruce Wayne passa um ano inteiro viajando pelo tempo, tentando voltar à nossa era.


• A Batalha pelo Capuz narra as consequências da morte de Batman: enquanto inúmeros vilões aproveitam a oportunidade para criar um enorme caos em Gotham City, aqueles mais próximos ao herói disputam entre si para ver quem assumirá o seu lugar. Dick Grayson (o primeiro Robin) assume a posição de "Batman" e Damian Wayne (filho de Batman) torna-se o novo "Robin".



• Bruce Wayne consegue retornar ao presente e volta a ser o Batman, mas Dick Greyson também continua agindo como Batman, de modo que temos dois Batmen agindo ao mesmo tempo. Bruce Wayne revela ao mundo que financia o Batman (sem dizer que é ele) e dá início à Batman Incorporation, uma empreitada que visa treinar vigilantes urbanos por todo o mundo.


Reboot DC Comics: em busca de uma nova geração de leitores

Em 2011 uma reformulação provocou uma das mudanças mais radicais na cronologia da DC Comics. Todos os títulos da DC começaram do zero. O objetivo era rejuvenescer seus personagens e adicionar novos elementos em seus perfis. Na cronologia tradicional anterior, Batman e Superman já eram quarentões.

A cronologia de Batman não foi alterada e tudo o que aconteceu com o herói antes do reboot é válido. Com o reboot, Bárbara volta a andar de maneira ainda misteriosa e retorna no papel da Batgirl. Dick Grayson deixou de ser o Batman de Gotham e voltou a usar o uniforme de Asa Noturna, Damian é o novo Robin, Jason Todd é o Capuz Vermelho, e Tim Drake é o Red Robin.


Batman estaria “na estrada” há mais tempo do que os outros heróis da DC, mas era tido como uma “lenda urbana” e perseguido pela polícia. Os super-heróis só se tornariam públicos com a aparição do Superman, há cinco anos na atual cronologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário